A Síria completou 77 anos de independência nesta segunda-feira (17). Até 1946, o país que ocupa a 12ª na Lista Mundial da Perseguição 2023, era uma colônia francesa. Há 12 anos, a Síria enfrenta uma guerra civil que já ceifou a vida de milhares de civis. Além da crise sociopolítica, entre fevereiro e março de 2023, a nação foi abalada por grandes terremotos que destruíram o pouco que o povo sírio tinha e ceifou a vida de mais de 50 mil pessoas.

Ibrahim (pseudônimo), um líder local, que trabalha nos Centros de Esperança, ministrou uma meditação com três lições espirituais que aprendeu durante os terremotos e crises na Síria. Ao ler Gênesis 42, ele viu que Jacó se sentiu exatamente como os sírios: abandonado, inseguro e castigado. A possibilidade de perder mais um filho além de José era perder a última lembrança de sua amada esposa, Raquel.

Cristãos enfrentam questionamentos nas escolas cristãs, ataques nas igrejas e discriminação nas comunidades. Tanto autoridades quanto extremistas, especialmente nas áreas que o Estado Islâmico ainda controla, enxergam os cristãos como cidadãos de segunda classe.

 

Com informações: Portas Abertas (18.04.2023)

Enviar

Deixe uma resposta