Cong*, um cristão de uma minoria étnica indígena, de 48 anos, foi encontrado morto no Planalto Central do Vietnã. A família acredita que a causa do óbito seja resultado de perseguição religiosa. Ele era agricultor e liderava uma igreja evangélica que foi acusada por autoridades locais de participar de um grupo reacionário que luta contra o governo.

Em setembro de 2022, foi publicada uma ordem que determinava a eliminação dos membros da igreja de Cong. Em dezembro do ano passado, ele foi agredido enquanto trabalhava na roça e ficou com feridas graves. Além disso, ele teve o celular confiscado. Ele foi preso e as autoridades tentaram obrigá-lo a abandonar a igreja que liderava. O líder cristão só foi liberto sob condição de ser disciplinado na frente de toda o vilarejo.

No dia 8 de março, ele recebeu uma nova ligação dos policiais avisando que o celular dele seria confiscado mais uma vez. As autoridades pediram que ele fosse sozinho ao cemitério, a alguns metros da casa dele, para entregar o aparelho. Cong obedeceu a ordem, mas nunca mais voltou para casa.

*Nomes alterados por segurança.

Com informações: Portas Abertas (07.06.24)

Enviar

Deixe uma resposta