Um dos textos mais antigos do mundo, datado de 1,7 mil anos atrás, o códice Crosby-Schoyen com 104 páginas de papiro, está sendo leiloado em uma empresa de arte Christie’s, sediada em Londres, na Inglaterra. A estimativa é que o documento, de autoria de um escriba, seja arrematado por um valor entre US$ 2,6 milhões e US$ 3,8 milhões em junho.

Os textos escritos em copta, idioma egípcio no alfabeto grego usado principalmente por cristãos, foram preservados em folhas guardadas individualmente em painéis de acrílico. Segundo as informações, o manuscrito, feito ao longo de 40 anos, contém textos completos de dois livros da Bíblia.

“Os primeiros monges no Alto Egito, no primeiro mosteiro cristão, estavam usando esse mesmo livro para celebrar as primeiras comemorações da Páscoa, apenas algumas centenas de anos depois de Cristo e apenas cerca de cem anos depois que o último Evangelho foi escrito”, disse Eugenio Donadoni, especialista sênior em livros e manuscritos da Christie’s em Londres, à CNN, dos EUA.

O Códice Crosby-Schøyen faz parte da coleção Schøyen, que inclui outros documentos que são patrimônio mundial e estarão à venda, como a Bíblia Hebraica de Holkham e a Bíblia de Geraardsbergen. Ele esteve em exibição em Nova York, nos EUA, até 9 de abril, e agora viaja para Paris. De lá, vai para Londres, onde será leiloado no dia 11 de junho.

 

Com informações Revista Galileu

Enviar

Deixe uma resposta