A menos de três meses das eleições presidenciais na Venezuela, o atual presidente Nicolás Maduro se empenha em alcançar à comunidade evangélica, que representa 30,9% da população do país. No início de março, ele reuniu 17 mil pessoas em um evento exclusivo para pastores na cidade de Carabobo, no norte do país.

Na oportunidade, ele anunciou que 20 mil pastores haviam sido beneficiados pelo programa “Bono El Buen Pastor” (“O Bônus do Bom Pastor”), que entregaria uma bolsa mensal de 495 bolívares (cerca de 14 dólares) para cada novo membro. (O salário mínimo legal mensal da Venezuela é de 130 bolívares ou 3,50 dólares).

Juntamente com o “Plan Mi Iglesia Bien Equipada” (“Meu Plano de Igreja Bem Equipada”), criados pelo governo em 2023, são projetos que oferecem recursos aos pastores e suas igrejas, incluindo dinheiro, cadeiras, materiais de construção e equipamento de som caro. O “Mi Iglesia Bien Equipada” investe em espaços recreativos e artísticos em igrejas, desde 2019.

Oficialmente, o governo diz que o programa visa dar aos fiéis espaços dignos onde possam desenvolver a sua fé. Essa “generosidade do Estado” divide opiniões e causa desconfiança entre algumas pessoas.

As informações de Hernán Restrepo, jornalista colombiano que mora em Bogotá, para o site da Christianity Today.

Enviar

Deixe uma resposta