Agentes da Polícia Federal no Espírito Santo resgataram quatro nigerianos que viajaram 14 dias no leme de um navio até o Brasil na última semana. Eles partiram de Lagos, a maior cidade da Nigéria, segundo maior país da África.

Dois homens, que tiveram as viagens custeadas pela seguradora do navio, voltaram para a Nigéria. Roman Ebimene, que é soldador, e Thankgod Matthew, pastor e agricultor, decidiram pedir abrigo no Brasil.

Roman Ebimene entrou no navio, pois achava que ele iria para a Europa. Ele disse que decidiu fazer a viagem perigosa na esperança de ajudar a família dele que enfrentava uma situação precária. Ele disse que passava fome na Nigéria e quando conseguia uma primeira refeição, quando tinha, ela era feita por volta das 15 horas.

O soldador contou ainda que orava para ter oportunidade de sair da Nigéria. Segundo ele, a família enfrentava violência instaurada pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram. Um dos tios de Ebimene foi assassinado quando fazia uma viagem de trem no norte do país.

Thankgod Matthew, de 38 anos, perdeu a sua casa nas enchentes que assolaram a Nigéria em 2020. O pastor deixou dois filhos esperando por ele. Os dois nigerianos irão para um abrigo em São Paulo. Enquanto estão como solicitantes de refúgio, eles possuem os mesmos direitos de um cidadão brasileiro.

 

Com informações: Revista Oeste (18.07.23)

Enviar

Deixe uma resposta