A nova carteira de identidade nacional já começa a ser emitida esta semana em algumas unidades federativas, como Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, esta última já nesta terça-feira (26).
O documento adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.
O novo modelo vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Com isso, será possível fazer a validação eletrônica de sua autenticidade, e também, saber se ele foi furtado ou extraviado.
A nova identidade servirá como documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. No entanto, a princípio, o uso do passaporte só dispensável para países do Mercosul que o Brasil tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.
A validade do novo RG é de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade, permanecendo válido por tempo indeterminado para os maiores de 60 anos.
Com informações Agência Brasil