Novos confrontos entre a tribo kuki e a comunidade meitei no estado de Manipur, Índia, foram relatados pelo portal de notícias India Today na última segunda-feira (22). A violência atingiu tanto as áreas onde vivem os kuki, como territórios meiteis, do povo rongmei e também as terras de algumas comunidades muçulmanas.

A liderança kuki recomendou que as mulheres e comerciantes não abrissem as lojas ou fossem ao mercado local e tentaram evacuar a população mais vulnerável para locais seguros. O conflito que começou há quase um mês continua preocupando e prejudicando a comunidade cristã local.

Uma multidão radical hindu da tribo meitei se aproveitou da fuga para atacar as casas vazias dos cristãos. A região começou a ser desabitada no início do conflito, quando os primeiros cristãos kuki fugiram. Para tentar espantar os invasores meitei, membros da comunidade kuki dispararam tiros no ar com as armas que usam para proteção e segurança da comunidade.

As casas do pastor e dos líderes da igreja também foram incendiadas, o que deixou seis pessoas desabrigadas. Segundo cristãos locais, as casas de 400 cristãos que participavam da igreja também foram incendiadas nos arredores. Por isso, eles fugiram e estão abrigados em um acampamento de refugiados. A suspenção da internet foi prorrogada até sexta-feira, 26 de maio.

Segundo a Portas Abertas, o país é o 11º na Lista Mundial da Perseguição 2023.

Com informações: Portas Abertas (25.05.23)

Enviar

Deixe uma resposta