Faleceu na quinta-feira (20), Pedro Catarina aos 105 anos, considerado o pastor mais idoso do Brasil. Autor da canção “Deus está neste lugar”, o Pr. Pedro deixa um legado para a família, amigos e os membros da igreja Assembleia de Deus em Cordovil, por onde serviu ao Senhor por 76 anos.
O decano aceitou a Jesus em 27 de fevereiro de 1949, no antigo templo da Igreja Assembleia de Deus em Cordovil, na rua Porto Carrero 153, juntamente com a esposa dele, Helena Clemente Catarina. Pedro Catarina foi obreiro, diácono, presbítero e, finalmente, pastor, até ser jubilado. Como pastor, ele assumiu várias funções, como dirigente de congregações e duas vezes assumiu a vice-presidência na gestão do primeiro presidente do ministério, Pr. Marcelino Margarida da Silva.
Nas redes sociais, o filho, Francisco Catarina publicou a nota sobre a partida do seu pai e destacou o legado que o mesmo deixou para toda igreja. “Combateu o bom combate e guardou a Fé. Agora está ao lado do Pai celestial recebendo o galardão merecido. Sou agradecido a Deus pelos seus ensinamentos, e que procurei passar pros meus filhos, com a certeza de que um dia todos nós encontraremos na Glória com o nosso Salvador JESUS CRISTO”, escreveu.
A cantora Maurizete Catarina, neta do pastor Pedro, também se manifestou em suas redes sociais. “Acabou de partir pra o descanso eterno meu querido avô Pastor Pedro Catarina, compositor da canção: Deus está neste lugar, neste lugar. Deus está neste lugar, neste lugar. O espírito Santo me revela que Deus está neste lugar. Vô, obrigada por todo legado e por me ensinar amar o Reino de Deus sobre todas as coisas. Pode descansar pois honraremos seu nome e faremos o que o senhor nos ensinou tão bem, ganhar almas pra Cristo. Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé”, destacou a cantora.
Nas redes sociais, a Igreja Assembleia de Deus em Cordovil publicou nota de pesar sobre o pastor. “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do Pastor Pedro Catarina, aos 105 anos. Sua trajetória de fé e dedicação deixa um legado imensurável para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.”
O velório do pastor Pedro acontece às 10h30 no templo sede da Igreja Assembleia de Deus em Cordovil e o sepultamento às 15h no cemitério de Irajá (RJ).
Por Luciene Saviolli