Faleceu na tarde de hoje (13), no Rio de Janeiro (RJ), aos 84 anos, o pastor e escritor Nemuel Kessler, ex-secretário-adjunto da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Brasil (CGADB) e ex-diretor de Publicações da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Nascido em 6 de fevereiro de 1940, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), filho do casal de assembleianos Gustavo Kessler e Martha Moreira Kessler, ele foi batizado nas águas em 1959, batizado no Espírito Santo em 1961 e formou-se em Teologia no Instituto Bíblico Pentecostal (IBP) em 1964, na primeira turma da instituição, fundada pelo missionário Lawrence Olson. No mesmo ano, casou com Mariléa Gomes, com quem teve dois filhos: Alex Kessler e Eliseu Kessler.

Em seus primeiros passos como obreiro, irmão Nemuel cooperou na fundação de igrejas da Assembleia de Deus na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele foi líder de juventude da AD em Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), época em que se tornou um dos fundadores – ao lado de Eliel de Carvalho, Oziel Moura de Paula e Otoniel Moura de Paula – da União de Mocidade das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro (UMADER), uma das primeiras do tipo no país na denominação. Em 1976, ele foi eleito 1º vice-presidente da UMADER, assumindo a presidência logo em seguida, devido à morte do então presidente Otoniel de Paula; e em 1978, foi eleito presidente da UMADER. No mesmo ano, formou-se em Administração pela Faculdade Cândido Mendes e foi ordenado ao pastorado.

Em 1979, ele foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora da CGADB e iniciou a estruturação e organização da Secretaria Geral da CGADB, na Estrada Vicente de Carvalho, 1083, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Em 1981, passou a administrar a Secretaria Geral como secretário-adjunto da CGADB. Na mesma época, assumiu a função de secretário da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep). Em junho de 1984, deixou a função para assumir a Diretoria de Publicações da CPAD, em substituição ao pastor Abraão de Almeida, que, atendendo ao chamado missionário, foi para os Estados Unidos, onde está até hoje. Nesse tempo, uma de suas grandes realizações foi a criação do Projeto Memória das Assembleias de Deus, com a gravação de depoimentos de pioneiros da denominação ainda vivos de todas as regiões do país. Pastor Nemuel permaneceu como diretor de Publicações até 1989.

De 1984 a 2001, ele foi diretor da Escola de Preparação de Obreiros (EPOE) mantida pela Assembleia de Deus em São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ). Nessa época, foi também secretário e assessor do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da CGADB. Escreveu os livros “Administração Eclesiástica” (coautoria com Samuel Câmara), “Ética Pastoral”, “A Crise de Integridade no Ministério Pastoral” e “O Culto e Suas Formas”, todos lançados pela CPAD.

Em 1989, tomou posse na cadeira número 11 da Academia Evangélica de Letras do Brasil, onde foi bibliotecário e exerceu a vice-presidência. Era também membro da Casa de Letras Emílio Conde, da CPAD. Deixa a esposa Mariléa, os filhos Alex e Eliseu, noras e netos.

Seu velório será neste sábado, 14 de dezembro, das 13h às 17h, na Capela 6 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Rio de Janeiro (RJ).

Da Redação do CPAD News

Enviar

Deixe uma resposta