O corpo do pastor de uma igreja oficialmente reconhecida no Laos, foi encontrado com sinais de tortura, no final do mês passado. De acordo com as suspeitas de líderes cristãos e policiais na província de Khammouane, o pastor Seetoud teria sido assassinado por compartilhar o Evangelho e colaborar com o rápido crescimento da igreja no país.
No último dia 20 de outubro, cristãos se reuniram em Thakhek e esperavam pelo pastor, na localização que ficava a cerca de 100 quilômetros (62 milhas) de sua casa na vila de Don Keo – distrito de Nakai – província de Khammouane.
Estima-se que o pastor levaria três horas e meia em sua moto para chegar ao local, mas ao passar esse tempo e ele não aparecer, um grupo de 20 pessoas saiu em sua procura na passagem da montanha próximo à vila de Don Keo, e em um hospital local, mas não o encontraram.
O dono de uma loja nas proximidades de Nakai, compartilhou com o grupo de busca, as imagens da câmera do circuito interno, onde o pastor Seetoud, no dia 21 de outubro, deixou um recipiente plástico de gás que ele pretendia buscar depois.
Mais tarde, um morador da área encontrou o corpo do pastor Seetoud em uma vala em uma estrada montanhosa na selva perto da vila, e compartilhou fotos da cena no Facebook. A equipe de busca localizou o corpo do pastor somente em 23 de outubro.
Segundo o testemunho de dois cristãos, que planejavam se juntar ao pastor Seetoud para ir à reunião em Thakhek, ele estava atrasado pois foi parado por duas autoridades não identificadas que questionaram o líder da igreja sobre suas atividades e as razões da viajar para a cidade.
Outra testemunha da aldeia vizinha de Wangheen contou aos moradores que parou na estrada quando viu um caminhão preto sem placas, com três homens que saíram e agarraram outro homem o jogando violentamente para dentro do caminhão e o levando embora, no dia 20 de outubro. Dia em que o pastor estava indo para a reunião.
A testemunha disse ter suspeitado que as autoridades estavam prendendo algum traficante/criminoso e decidiu seguir seu caminho. Quando ficou sabendo sobre a morte do pastor Seetoud, ele disse aos aldeões que foi o pastor que foi sequestrado.
De acordo com os relatos de líderes cristãos, o corpo do pastor estava severamente desfigurado e mostrava sinais de tortura. A Bíblia do Pastor Seetoud foi encontrada pela equipe de busca perto de seu corpo, e sua motocicleta na estrada.
O pastor Seetoud liderava uma congregação da Igreja Evangélica do Laos, uma das três denominações oficialmente reconhecidas no Laos, juntamente com a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Igreja Católica Romana. Ele deixa esposa e oito filhos, o mais novo com apenas 1 ano de idade.
Com informações Morning Star News