Pinturas de cenas da arte cristã com representações de Jesus e Maria inéditas foram encontradas por uma equipe de arqueólogos poloneses na antiga cidade de Velha Dongola, no atual Sudão. Elas remontam o passado de um antigo reino africano cristão. As pinturas foram feitas nas paredes internas de quartos e datam do período medieval.

A descoberta foi feita enquanto os pesquisadores estudavam casas do Período Funj, entre os séculos XVI e XIX, quando encontraram uma abertura no piso de uma delas, que dava para uma câmera com imagens cristãs, do período anterior. o maior enigma das pinturas é o local onde elas foram encontradas. Os cômodos da câmera são pequenos e um deles se assemelha a uma cripta. No entanto, ela está a cerca de sete metros acima do nível do chão e não no subsolo, como o usual.

Os exploradores acreditam que a função dos cômodos e o significado das pinturas podem ser revelados a partir de novas escavações tanto no local quanto na Grande Igreja de Jesus, provavelmente a catedral da Velha Dongola, Reino da Macúria.

Com informações: Olhar Digital (20.04.23)

Enviar

Deixe uma resposta