O terremoto do dia 6 de fevereiro devastou e causou grandes transtornos a Síria e a Turquia. Os parceiros locais da Portas Abertas se mobilizaram com os Centros de Esperança para oferecer socorro imediato para as vítimas na Síria. Foram organizados projetos em três fases: curto, médio e longo prazo.
A curto prazo foram entregues doações para famílias cristãs em necessidade extrema. Quatro mil famílias foram beneficiadas com ajuda única de 90 reais. Na segunda fase, 3.038 famílias que continuaram em necessidade extrema receberam a doação mais uma vez e outras 2.800 receberão auxílio durante seis meses. No total, 5.038 famílias foram socorridas.
A médio prazo, iniciou-se o projeto de restauração de casas. Foram concluídos os reparos de 265 apartamentos e casas, outras 518 residências estão com a restauração em andamento e 2.600 casas e apartamentos de cristãos inscritos na nossa lista de espera.
O projeto a longo prazo conta com o programa de cuidados pós-trauma, aonde os cristãos são aconselhados e recebem apoio emocional em hospitais e clínicas. A partir desse mês, as crianças também participarão de acampamentos de férias e outras atividades. A expectativa é de que 10 mil pessoas sejam beneficiadas pelos cuidados pós-trauma.
Com informações: Portas Abertas (28.06.23)