Localizadas nas terras entre as aldeias Telçeker e Üzengili do distrito de Doğubayazıt de Ağrı, na Turquia, ruínas descobertas pelo cartógrafo especialista Capitão İlhan Durupınar em 1959, podem pertencer à ‘Arca de Noé’.

Desde de dezembro de 2022, arqueólogos já examinaram cerca de 30 amostras de rochas e solos, coletadas do local com permissão especial, e os primeiros resultados da pesquisa constataram que ocorreram atividades humanas na região no período entre 5.500 e 3.000 aC. O período é compatível com a data do relato bíblico sobre Noé e o dilúvio.

“Com a datação, não é possível dizer que o navio está aqui. Extensas pesquisas são necessárias para que isso surja. No próximo período, chegamos a um acordo para colaborar em pesquisas conjuntas lideradas pela Universidade Técnica de Istambul (İTÜ), pela Universidade Andrew e pela Universidade Ağrı İbrahim Çeçen (AİÇÜ). No futuro, estas três universidades continuarão o seu trabalho nesta área”, afirmou o vice-reitor da AİÇÜ, professor Faruk Kaya.

O professor destacou ainda, que por se tratar de um projeto de longo prazo, os trabalhos de laboratório ainda não foram totalmente concluídos.

 

Com informações ArkeoNews

Enviar

Deixe uma resposta