Na última terça-feira (15), a Igreja Assembleia de Deus em Bonsucesso (RJ), presidida pelo pastor Jaime Soares, recebeu o pastor e pregador internacional, Mark Dever, que, na ocasião visitava ao Brasil e aceitou o convite para ministrar a Palavra de Deus no culto de Santa Ceia. Além de preletor, o pastor Mark é autor de vários livros, sendo dois publicados pela CPAD, “A Mensagem do Antigo Testamento” e “A Mensagem do Novo Testamento”.

O culto iniciou com oração do vice-presidente da igreja, pastor Paulo Santos e após, o grupo de louvor adorou a Deus com algumas canções, sendo acompanhados por toda a igreja. O pastor Jaime Soares apresentou o pastor visitante e a equipe que o acompanhava.

Logo depois, o líder da igreja convidou o pastor Mark para ministrar a Palavra de Deus e o pastor Samuel Soares, filho do pastor anfitrião e dirigente da congregação Porta Formosa, para ser o intérprete. A mensagem teve base no livro de Romanos 6. “Basicamente esse capítulo se resume a duas palavras: considerar e oferecer. Dos versículos 1 ao 11, considerar. E dos versículos 12 ao 23, oferecer”, iniciou o pregador.

Com um sermão expositivo, o pastor Dever questionou a igreja por que Jesus Cristo, sendo homem, passou pelo batismo de João que era para remissão de pecados, se ele não tinha pecado. “A resposta é simples. Ele não apenas morreu pelo seu próprio pecado, mas pelo nosso. Então ele foi batizado por causa do meu e do seu pecado. Toda sua vida vivida aqui na Terra foi uma vida de humilhação, de vergonha, de rejeição, experimentando o quebrantamento e os sofrimentos das pessoas feitas à sua própria imagem”, destacou.

Após a mensagem, houve o momento ofertório e novamente, a convite do pastor Jaime Soares, o pastor Mark Deber subiu ao altar para ministrar a Santa Ceia do Senhor, fazendo a leitura na passagem em 1 Coríntios 11, a partir do versículo 23. Um momento memorável entre os irmãos. Para o pastor Jaime Soares, a visita do pastor americano foi marcante. “Eu sou leitor dos livros do pastor Mark Dever e admiro a graça que Deus deu a ele em compartilhar a Palavra. Estou feliz em recebê-lo em plena terça-feira no altar de nossa igreja e indico a todos entrarem no site e assistirem a mensagem maravilhosa”, afirmou.

O diretor-executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza esteve presente para prestigiar o autor e pastor Mark Dever e também comentou sobre a Palavra. “A mensagem foi muito apropriada para este culto, quando nós celebramos a morte e a ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Podemos dizer que ele lançou luz em muitos pontos que a gente costuma ler, mas não temos a percepção de extrair tantas riquezas e preciosidades do texto bíblico conforme ele nos trouxe nesta noite. Louvamos a Deus porque vemos que é um homem consagrado, tem se dedicado em conhecer a Palavra de Deus e tem prazer em compartilhar aquilo que ele tem recebido da parte de Deus. Foi realmente uma bênção. Os livros que a CPAD publicou do pastor Mark Dever são mensagens que ele ministrou na sua igreja, tanto do Antigo como do Novo Testamento. Fica aí uma dica de leitura para quem quer conhecer mais o autor e sobre as Escrituras”, ressaltou irmão Ronaldo.

Foto: Leo Poyart (CPAD)

Com exclusividade, Pastor Mark cedeu uma entrevista à nossa reportagem e contou sobre o ministério “9 Marcas”, no qual ele preside, sobre os livros lançados pela CPAD e deixou uma mensagem para os jovens pregadores. Confira:

Como surgiu o ministério “9 Marcas” e qual o propósito desse ministério?
Preguei uma série de pregações sobre esse tema “O que a Bíblia nos diz sobre o que a igreja deve ser” na minha igreja, em Washington DC. As pessoas ficaram interessadas em publicá-las e as igrejas passaram a pedir mais informações. Um amigo disse que precisávamos organizar isso e o ministério então se formou, e tem o objetivo de estabelecer, ajudar a implantar e formar igrejas saudáveis. O propósito é ajudar pastores que já estão liderando igrejas, ajudá-las a se tornarem mais saudáveis, promovendo pregações expositivas, teologias bíblicas, especialmente ter um bom entendimento das boas novas de Jesus. Coisas muito básicas. Eu sempre digo que a coisa mais importante sobre sua igreja não são as coisas que as distinguem de outras igrejas, mas são sempre coisas que você compartilha com outras igrejas verdadeiras de Jesus e, especialmente, as boas novas.

Como o senhor avalia o Evangelho no Brasil?
Interessante. O Brasil é um país muito grande, eu apenas visitei várias vezes alguns lugares nos últimos anos. Eu diria que o Evangelho parece estar se espalhando, crescendo. A igreja Católica praticamente declinando, mas também tem aumento em outras religiões, então muito semelhante aos Estados Unidos. Também tem muito ensino sobre cristianismo como ponto principal em nossa saúde, nossas riquezas, nessa vida. Estão convidando pessoas para vir à igreja para terem o melhor da vida delas agora, sem pensar do relacionamento que elas devem ter com Deus e o que acontece na eternidade. E isso pode parecer que muitas igrejas maiores são mais saudáveis do que elas realmente são.

O senhor é autor dos livros “A Mensagem do Antigo Testamento” e “A Mensagem do Novo Testamento”, ambos publicados pela CPAD. Fale-nos sobre o propósito dessas obras e o que o impulsionou a escrevê-las.
Eu estudei na Inglaterra cerca de 30 anos atrás. E no final deste tempo, um amigo muçulmano veio conhecer ao Senhor e nos últimos seis meses antes de voltar para os Estados Unidos eu queria discipulá-lo. Entendi que era importantíssimo ele aprender o livro de Hebreus, porque Hebreus é tão claro em apresentar a expiação e, da melhor maneira que eu entendi da fé muçulmana, eles não tinham ideia da expiação. Então, nós tivemos três seções onde meu amigo respondeu perguntas que eu fiz a ele sobre o livro de Hebreus, então ele estava aprendendo a mensagem. Quando retornei para minha igreja em Washington, entendi que por mais que seria muito proveitoso conhecerem livros de autores, como John Piper e Spurgeon, eu queria que eles conhecessem o livro de Tiago, o livro de Romanos, Isaías, Juízes, Rute, então eu tive a ideia de pregar um sermão para cada livro da Bíblia, não uma aula que a gente teria em uma faculdade, mas um sermão onde você sente o peso e o equilíbrio do livro. E esses foram sermões muito difíceis para eu preparar, os mais difíceis que eu tive.

Que mensagem o senhor deixa para os jovens pregadores e todos que assistirão essa entrevista?
Entenda sua Bíblia, a Palavra de Deus é rica. Leia o Salmo 119, leia alto, pause depois de cada parte e pense sobre a Palavra. Ore para que Deus possa usar o seu ministério para o povo dEle também amar a Palavra, porque assim eles vão vir amar melhor a Deus e também conhecer como Deus o amou.

Assista a cobertura completa do culto no canal da TV CPAD no Youtube.

Clique aqui e assista a mensagem pregada pelo Pastor Mark Deber.

Redação CPAD / Por Luciene Saviolli
Fotos: ADB Creative

Enviar

Deixe uma resposta