Vestígios de uma das primeiras construções cristãs do Golfo Pérsico foram encontrados por arqueólogos da Universidade de Exeter, no Reino Unido. De acordo com a instituição, na última sexta-feira (12), a descoberta da construção aconteceu na vila de Samaheej, na costa norte de uma das ilhas do Bahrein.  Esse vestígios fornecem informações sobre a Igreja Nestoriana, que teve um importante papel na região.

Alguns escassos edifícios cristãos no Golfo já haviam sido encontrados no Irã, no Kuwait, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita. Sob um monte em um cemitério da aldeia, os cientistas desenterraram oito cômodos que sobreviveram os séculos. A construção de uma mesquita logo acima do edifício permitiu que os vestígios fossem conservados.

Usando a técnica de datação por radiocarbono, os pesquisadores determinaram que o edifício foi ocupado entre os séculos 4 e 8 e depois abandonado, quando a população se converteu ao islamismo. A evidência da identidade cristã dos habitantes vem de três cruzes de gesso encontradas em meio as ruínas.

Grafites riscados no gesso mostram o símbolo cristão Chi-Rho e um peixe, figuras associadas ao cristianismo primitivo. Espirais de fuso, utilizadas em rocas de fiar, e agulhas de cobre sugerem a produção de tecidos para uso em cultos.

O local deve virar um museu, com inauguração prevista para 2025.

 

Com informações: Revista Galileu (18.07.24)

Enviar

Deixe uma resposta