Há 506 anos, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo em Wittemberg, na Alemanha, um documento com 95 teses sobre o cristianismo, marcando assim, o início da Reforma Protestante. O dia 31 de outubro é um marco para igreja cristã e destaca o amplo acesso às Escrituras e o valor do estudo teológico.
O estudo das Escrituras e dedicação à teologia é um legado conquistado por esta verdadeira revolução religiosa. Em um texto publicado no CPAD News, “A Reforma Protestante e a Liberdade Religiosa”, pastor Douglas Baptista, líder da AD Missão do Distrito Federal e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB, relata as etapas deste movimento revolucionário. Pastor Douglas também é doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, entre outras formações na área teológica. Leia o texto aqui.
Com o objetivo de expandir o ensino das escrituras na América Latina, a Portas Abertas tem disponibilizado, desde janeiro deste ano, treinamentos teológicos semanais para pastores, líderes e seminaristas cristãos nas cidades de Havana e Tunes, em Cuba.
Os encontros ensinam sobre plantação de igrejas, métodos de evangelismo e a como os líderes podem apoiar os cristãos perseguidos para que o evangelho cresça em Cuba. Até o momento, 621 cristãos já foram capacitados e milhares de vidas estão sendo impactadas e transformadas como resultado do ensino teológico e bíblico.
Cuba ocupa o 27° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2023 e é o segundo país onde há mais perseguição aos cristãos na América Latina. Segundo especialistas da Portas Abertas, a principal fonte de perseguição em Cuba é a opressão comunista. O regime político atual dificulta a criação de novas igrejas e limita o evangelismo. Por isso, treinamentos que ensinam as escrituras são essenciais para o crescimento da igreja sob pressão das autoridades do governo.
Com informações Portas Abertas