A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) concede ao Rio de Janeiro, o título de Capital Mundial do Livro 2025, em reconhecimento à excelência dos programas de promoção da leitura desenvolvidos no município. A honraria foi celebrada nesta quarta-feira (23), com um espetáculo musical no Teatro Carlos Gomes, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Esta é a primeira vez que a honraria é dada a uma cidade de língua portuguesa. Em 2024, o título foi concedido à Estrasburgo (França). A cidade é reconhecida como um dos principais pólos de literatura infantil da Europa. A prefeita, Jeanne Barseghian, esteve no evento do Rio de Janeiro para fazer a entrega simbólica do título ao prefeito Eduardo Paes.
De acordo a última atualização das Bibliotecas da Cultura, que são equipamentos culturais geridos pela Gerência de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a cidade possui 12 Bibliotecas Municipais e 2 Espaços de Leitura ativos. Estes locais estão espalhados por todo o município e fornecem empréstimos de livros, sendo permitido o mínimo de 2 livros por leitor, com o prazo de devolução de 15 dias, podendo ser renovado por mais 15 dias. Acesse aqui para ver a lista e endereços.
No Centro da histórica cidade do Rio de Janeiro, que já foi capital da Colônia e do Império, encontram-se diversas bibliotecas públicas que são consideradas atrações turísticas. Entre elas está o Real Gabinete Português, considerado um tesouro do Rio e uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. O gabinete, localizado na Rua Luís de Camões nº 30, possui a maior biblioteca de obras de autores portugueses fora do país de origem. O acervo informatizado é composto por 350 mil volumes.
Tem também, a Biblioteca Nacional, uma das principais em todo o mundo, segundo a UNESCO. Com mais de 200 anos na Avenida Rio Branco nº 219, ela contém um acervo de mais que 9 milhões de itens, e é a responsável por preservar a cultura brasileira.
Outra centenária, fundada em 1873 por D. Pedro II, a Biblioteca Parque Estadual conta com 15 mil metros quadrados e foi reinaugurada em 2014, após uma reforma de quatro anos.
O espaço localizado na Avenida Presidente Vargas nº 1.261, possui um acervo de 200 mil títulos, uma vasta coleção de quadrinhos, livros infantis e de arte, além de 20 mil filmes. Com salas para estudo, teatro, auditório, estúdio musical, café, cabines de vídeo e laboratórios, a biblioteca costuma realizar programações culturais, cursos e oficinas.
Ainda na região central da cidade, na Rua Primeiro de Março nº8, está localizada a CPAD Megastore, que fornece mais de 5 mil títulos de variada literatura cristã, contendo não só os produtos da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, mas também materiais das demais editoras evangélicas do país.
Além disso, a arquitetura e estrutura da CPAD Megastore são pontos que chamam a atenção de todos os que visitam a livraria. O local possui elevador panorâmico, papelaria, materiais para igrejas, café literário e espaço reservado para eventos culturais.
Inclua a CPAD Megastore Rio de Janeiro no seu roteiro do que fazer na Capital Mundial do Livro 2025.
Por Daiene Cardoso/ Com informações prefeitura.rio e tripadvisor