O Instituto Butantan entregou mais 1,8 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3). O imunizante integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação do público pediátrico contra a covid-19. A produção é feita a partir do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da farmacêutica Sinovac, na China.
Segundo o instituto, essas doses fazem parte do quarto contrato de compra de 10 milhões de doses, feito no início de 2022. A estimativa é que, para a imunização com as duas doses previstas no esquema vacinal primário de CoronaVac para crianças da faixa etária de 3 a 5 anos, são necessárias cerca de 12 milhões de vacinas contra a doença.
No primeiro contrato, em setembro do ano passado, foram entregues 1 milhão de doses, após a aprovação do uso da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O segundo acordo ocorreu em novembro, com a entrega de mais 1 milhão de doses. No terceiro, foram enviadas 750 mil doses no início de janeiro de 2023, já sob nova gestão no Ministério da Saúde.
Com informações: Agência Brasil (03.02.23)