“Provavelmente temos drones dos EUA, assim como alguns desses drones menores, que estão sendo transportados para um propósito específico. Agora, a questão é: o que esses drones estão fazendo? Acredito que eles estão vigiando algo. Eles estão procurando por algo, seja uma arma química, uma arma biológica ou talvez radiação. … Sabe, tem havido muita conversa sobre ter uma fronteira sul aberta e muita conversa sobre uma ameaça terrorista iminente”, disse o coronel William Dunn, presidente do Strategic Resilience Group, um grupo de consultoria governamental.

O especialista militar fez essa declaração nesta terça-feira, 17 de dezembro, durante entrevista à Fox News. Disse ele que os drones suspeitos vistos pelos norte-americanos nas últimas semanas podem ter origem dentro dos Estados Unidos. Há relatos de drones em Nova Jersey, Pensilvânia, Nova York, Connecticut, Ohio e outros estados, com as autoridades federais oferecendo poucas informações sobre a atividade aérea, a maioria das quais foi avistada à noite. De acordo com a deputada estadual de Nova Jersey, Dawn Fantasia, alguns dos drones chegam a 6 pés de diâmetro, o que dá cerca de 2 metros.

Dunn, um piloto de helicóptero de ataque que passou 33 anos no Corpo de Fuzileiros Navais, ressaltou que “um drone grande precisa ser reabastecido” e aqueles que sobrevoam Nova Jersey teriam que ser reabastecidos em algum lugar do país. Logo, não são drones vindos de fora do país.

“Estamos – especialmente na Costa Leste – muito familiarizados com nossa zona de identificação de defesa aérea. É muito difícil voar qualquer coisa de fora para os Estados Unidos. Não é impossível, mas é muito difícil”, disse ele.

“Por outro lado, estamos vendo agora que esses drones podem voar sobre bases dos EUA e não podemos fazer nada a respeito [como aconteceu em Ohio]. Agora, nossos adversários ouvem isso e veem que agora podem pegar um drone e voar sobre uma base e fazer algo terrível”, disse o coronel.

Segundo ele, as autoridades poderiam tecnicamente abater um drone suspeito, mas isso colocaria civis em risco porque os restos desses drones têm que cair do céu. “Há, no entanto, uma maneira de neutralizar drones fazendo um ‘zapping’ deles”, disse.

 

Com informações da Fox News

Enviar

Deixe uma resposta