Conforme divulgado pelo CPAD News, no último dia 5 de setembro, a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) e o Parque Arqueológico da Cidade de Davi anunciaram ter encontrado um selo de pedra do período do Primeiro Templo, durante escavações realizadas junto à Universidade de Haifa.

O artefato possui uma figura alada (símbolo de proteção), um ser de cabelos longos e com um chapéu ou coroa, tendo um braço levantado para a frente e a palma da mão aberta. A figura tem asas e utiliza roupas listradas.

O objeto pertencia a Yeho’ezer, mencionado na Bíblia como um alto oficial do Reino de Judá, e filho de Hosh’ayahu. O selo apresenta uma inscrição em escrita paleo-hebraica que diz “LeYehoʼezer ben Hoshʼayahu“ em ambos os lados, que na tradução significa “Pertencente a Yeho’ezer, filho de Hosh’ayahu”.

Na passagem bíblica de 1 Crônicas 1.1-7, o nome “Joeser”, tradução em português do nome “Yo’ezer”, é apresentado como um dos guerreiros do rei Davi.

De acordo com os pesquisadores, o selo era usado para assinar documentos, devido à gravação feita de forma espelhada, e como amuleto, considerando um pequeno furo que poderia ser usado para pendurar uma corrente. A figura pode ter sido projetada no estilo do Império Neoassírio e mostra a influência do império na região que remonta ao século IX a.C.

Os arqueólogos israelenses ainda acreditam que Yeho’ezer teria herdado o selo após a morte de seu pai, e ele seria o responsável pelos escritos.

Com informações Correio Braziliense, Uol e Christian Post

Enviar

Deixe uma resposta