Entre os dias 17 e 18 de dezembro, cristãos foram vitimas de uma série de ataques na Nigéria. Os primeiros incidentes aconteceram na área do governo local de Kaura, Sul do estado de Kaduna, enquanto que a segunda série de ataques aconteceu no Sul do estado de Enugu, ao redor da cidade de Eha Amufu.

Nos primeiros ataques, várias comunidades cristãs foram alvos da ação de extremistas fulanis. Mais de 37 pessoas foram assassinadas e muitas casas foram incendiadas e demolidas. Em Sokwong, mais de 100 residências foram destruídas pelo fogo.

Segundo o líder cristão Baba Yoyok, os agressores eram jovens armados que, ao entrar nas aldeias, começaram a atirar e gritar Allahu Akbar (Alá é o maior). A onda de violência em Kaduna tem causado o deslocamento de milhares de cristãos nigerianos.

Em Enugu, dez pessoas morreram. Há suspeitas de que esse incidente também seja de responsabilidade de extremistas fulanis. Há uma semana, outras 25 pessoas foram assassinadas na mesma área.

A região norte do estado de Zamfara também foi alvo das investidas de quatro grupo armados. Foram reunidos homens armados em motocicletas. Porém, não chegaram a concluir o plano porque o exército atacou os criminosos com o apoio de um caça.

Com informações: Portas Abertas (26.12.22)

Enviar

Deixe uma resposta