O Tajiquistão e o Quirguistão estão prestes a começar uma guerra, desde o dia 12 de setembro. O motivo da disputa é uma região de 500 quilômetros, rica em água, na fronteira entre os países, que disputam 70 territórios na fronteira. Na manhã do dia 14 de setembro, guardas na fronteira do Quirguistão iniciaram o embate contra os guardas do Tajiquistão.
As duas nações acusam uma à outra por iniciar o conflito. Ao mesmo tempo, líderes em ambos os países pedem o fim das hostilidades e a chegada de um acordo. No começo, a luta acontecia entre pequenos exércitos, mas no dia 16 de setembro, tanques e mísseis foram usados. A luta se desdobrou ao longo de toda a fronteira e afetou principalmente o território de Voruque, no Tajiquistão, e dez vilarejos no Quirguistão, onde residem muitos cristãos.
Em 2021, aconteceram algumas batalhas na mesma área. A luta durou uma semana e resultou em dúzias de mortos e centenas de feridos em ambos os lados. Recentemente, os presidentes dos dois países se encontraram e decidiram retirar as tropas das áreas de conflito, mas teme-se que na prática o acordo não seja cumprido e que contrabandistas aproveitem a retirada das tropas para ações criminosas.
Com informações: Portas Abertas (10.10.22)