Na última sexta-feira (2), um projeto de lei, que visa proibir cirurgias de mudança de sexo e intervenções hormonais destinadas à transição de menores com disforia de gênero, foi assinado pelo governador do Texas, Greg Abbott.
Entrará em vigor no dia 1º de setembro a proibição de intervenções médicas como bloqueadores da puberdade, hormônios sexuais cruzados e cirurgias como mastectomia dupla para menores nascidos do sexo feminino que se identifiquem como homens. O Projeto de Lei do Senado 14 proíbe ainda, o uso de fundos estatais para tais procedimentos em crianças.
De acordo com a lei serão proibidos, os procedimentos “com o objetivo de fazer a transição do sexo biológico de uma criança conforme determinado pelos órgãos sexuais, cromossomos e perfis endógenos da criança ou afirmar a percepção da criança sobre o sexo da criança se essa percepção for inconsistente com a percepção da criança sexo biológico”.
Além do Texas, outros 17 estados aprovaram leis semelhantes, são eles: Alabama, Arizona, Arkansas, Flórida, Idaho, Iowa, Indiana, Kentucky, Mississippi, Montana, Nebraska, Dakota do Norte, Oklahoma, Dakota do Sul , Tennessee, Texas e Utah. A partir de 2023, outros 26 estados introduziram legislação nos mesmos moldes.
Com uma população de cerca de 30 milhões, Texas se tornou o maior estado a legislar contra tais procedimentos para menores.
Com informações Christian Post