Nesta terça-feira (8), 14 estados americanos processaram o TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance, de prejudicar e não proteger jovens e crianças. As províncias alegam que a rede social utiliza um software viciante, projetado para manter as crianças assistindo pelo maior tempo e com a maior frequência possível, além de distorcer a eficiência na moderação de conteúdo.
As ações foram movidas separadamente. Illinois, Kentucky, Louisiana, Massachusetts, Mississippi, Nova Jersey, Carolina do Norte, Oregon, Carolina do Sul, Vermont e Washington estão entre os estados que estão processando a plataforma de rede social.
O TikTok se defendeu e discordou dos argumentos de que não protegia as crianças e afirmou que “na verdade, a ‘empresa’ oferece salvaguardas robustas para adolescentes e pais”. Segundo o procurador-geral de Washington DC, Brian Schwalb, o TikTok opera um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado, utilizando recursos de transmissão ao vivo e moeda virtual.
O estado de Washington denuncia a facilitação da exploração sexual de usuários menores de idade e argumenta que a transmissão ao vivo e a moeda virtual do TikTok “operam como um clube de striptease virtual sem restrições de idade”.
Com informações: SBT News