O pastor Loreto (pseudônimo), atua em uma das comunidades do povo bajau na Malásia. Esses habitantes, conhecido como os ciganos da Ásia, é formado por um conjunto de minorias étnicas que vivem no sudeste daquele continente. Eles também vivem no Sul das Filipinas e na Indonésia e, segundo estimativas aproximadas da BBC, totalizam cerca de 1 milhão de pessoas.

Apesar do intenso amor pelo evangelho e pelas pessoas, ele é rejeitado e desprezado em sua comunidade. A comunidade indígena se perdeu com o tempo, sob pobreza extrema e sob os efeitos do tráfico e do uso de drogas. A maioria dos adultos da comunidade está em hospitais psiquiátricos por causa dos efeitos gerados por anos de uso de entorpecentes feitos em casa.

Muitos outros incidentes envolvendo abusos de crianças e overdose de drogas acontecem com frequência na comunidade. Nesse contexto de insegurança e vício, o pastor Loreto organizou um centro de ensino, onde crianças aprendem habilidades básicas de leitura, escrita, matemática e também sobre a Bíblia.

Recentemente, comandantes do tráfico de drogas começaram a pressionar o pastor a abandonar o trabalho. Eles se incomodam com o fato de que as crianças estão sendo tiradas do mundo do tráfico e do vício das drogas. Muitos líderes muçulmanos decidiram fazer um projeto igual ao do pastor e começaram a difamá-lo, com falsas denúncias de que ele é um mentiroso para tentar tirar os alunos dele.

 

Com informações: Portas Abertas (09.08.23)

Enviar

Deixe uma resposta