Na contramão das iniciativas mundiais de preservação do meio ambiente, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou, nesta segunda-feira (10), uma ordem executiva para incentivar o retorno do uso de canudos de plástico.
“Ninguém gosta realmente de canudos de papel”, afirmou o republicano que considerar que “o impacto ambiental dos canudos de plástico em comparação aos de papel é totalmente incerto. Isso custou ao governo e à indústria privada muito dinheiro, e deixou consumidores em todo o país extremamente insatisfeitos com seus canudos”, disse Trump aos repórteres na Casa Branca.
O anúncio da decisão foi publicado nos perfis oficiais da Casa Branca e de Trump, com a imagem de uma Coca-Cola Diet acompanhada de um canudo de plástico e a frase: “Estamos voltando aos canudos de plástico”.
A ordem revoga diretrizes da gestão Joe Biden, que planejava eliminar o consumo de plástico em produtos de uso único (como canudos, talheres, pratos e copos), até 2035 e incentivava opções mais ecológicas, visto que o plástico demora milhões de anos para se decompor na natureza.
Redação CPAD News/ Com informações Band e G1