A última sessão da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Brasil (CGADB), realizada na FENAC em Novo Hamburgo (RS), teve início às 9h deste dia 1 de maio, com oração e louvores. A palavra devocional da manhã foi trazida pelo pastor Nelson Lutchemberg, líder da Convenção Estadual dos Ministros e das Igrejas Assembleias de Deus no Estado de Rondônia (Cemaderon), que ministrou de forma fervorosa sobre o tema “Concessões perigosas”, com base no texto de Romanos 12.1,2.

Pastor Lutchemberg citou os exemplos de Moisés, que disse não aos prazeres do Egito, e de José, que disse não ao pecado na casa de Potifar, que sofreram consequências pelo “não” que deram, mas depois foram abençoados e honrados por Deus por isso. “O momento é de reconstrução de algo que se perdeu no caminho. É preciso romper com concessões feitas no passado. É preciso estarmos mais preocupados com a dignidade que devemos ter com o ministério que temos recebido de Deus”, enfatizou pastor Lutchemberg, que citou ainda o exemplo de fidelidade de Daniel em meio à corte da Babilônia, de Rute em relação à sua sogra Noemi e de Neemias, e o “não” da rainha Vasti que proporcionou a ascensão de Ester para livramento do podo judeu. Ele concluiu citando o exemplo maior de Jesus no Getsêmani. “Porque ele disse ‘não’, porque disse ‘Seja feita a Tua vontade e não a minha’, Ele garantiu a nossa Salvação e pode dizer ‘Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me’”, frisou pastor Lutchemberg.

A reunião da manhã foi conduzida em um primeiro momento pelo pastor Gilberto Marques, 1o vice-presidente da CGADB, uma vez que o presidente da CGADB, pastor José Wellington Costa Júnior, estava trazendo uma mensagem às mulheres na reunião da União Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus (Unemad), presidida pela irmã Lídia Costa, que ocorreu paralelamente à reunião convencional. O pastor Abiezer Apolinário, presidente da Comissão Jurídica da CGADB, esteve em seguida ministrando a Palavra de Deus às irmãs.

Também paralelamente ao conclave, milhares de jovens participaram de Workshops promovidos pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ) da CGADB. A programação do CNJ continuará durante o dia, culminando com o grande culto à noite hoje de encerramento da AGO, que será conduzido pela liderança do CNJ, presidido pelo pastor José Wellington Costa Neto.

Após a mensagem e mais um período de oração e louvor, e já com a presença do pastor José Wellington Júnior, o pastor Saulo Gregório, secretário-executivo da Secretaria Nacional de Missões das Assembleias de Deus (Senami), foi convidado para apresentar o relatório da entidade. Ele falou sobre os frutos da “Campanha Eu Faço Missões”, sobre os projetos missionários no Brasil e no exterior que forem beneficiados por essa campanha, e sobre os templos e poços artesianos abertos em regiões carentes do país através da CGADB via Senami. Ao final, forem entregues alguns cheques a algumas igrejas, recebidas pelos seus líderes, referentes a projetos missionários delas que estão recebendo neste ano ajuda financeira da Senami. Ao todo, foram 52 projetos beneficiados neste ano em todas as regiões do país.

Ao final da apresentação da Senami, o pastor José Wellington Júnior destacou a importância do trabalho da Senami e incentivou os pastores e igrejas no Brasil a contribuírem ainda mais para a obra missionária. Em seguida, o pastor Sidney Lino de Oliveira, presidente dos Gideões Internacionais, que informou que 212 milhões de Novos Testamentos dos Gideões já foram distribuídos no Brasil, muitos deles com a ajuda das Assembleias de Deus. Ao final da sua exposição, o presidente da CGADB recebeu uma Bíblia comemorativa dos Gideões Internacionais pelos mais de 200 milhões de exemplares já distribuídos gratuitamente no Brasil desde a abertura de uma filial da entidade em nosso país.

Na sequência, o pastor José Wellington Costa Junior leu a resolução de criação do Departamento de Adolescentes do Conselho Nacional da Juventude da CGADB, o que foi recebido com total aprovação pelos convencionais. Na ocasião, o presidente da CGADB anunciou que brevemente será criado o Departamento Infantil da CGADB. Ele frisou também pela manhã que mais de 500 crianças participaram do Espaço Kids da CGADB em Novo Hamburgo até a parte da manhã de hoje.

Em seguida, o pastor Kemuel Sotero, líder da Assembleia de Deus em Aribiri, Vila Velha (ES), e 1o vice-presidente do Conselho Administrativo da CPAD, que havia sido designado como presidente da comissão criada no dia de ontem para tratar sobre novos critérios para ordenação de ministros na CGADB, foi convidado pelo presidente da CGADB para apresentar as primeiras considerações da referida comissão. Na oportunidade, o pastor Kemuel informou que a comissão se reuniu durante a tarde de ontem e, como o assunto exige um tratamento mais demorado, a resolução da referida comissão ainda está sendo preparada e deverá trazer a resolução em outra data mais à frente. Na sequência, o pastor José Wellington Costa Junior anunciou que o parecer da comissão e as discussões sobre o tema se darão no próximo Encontro de Líderes das Assembleias de Deus no Brasil (Elad), que ocorrerá em São Paulo no dia 12 de outubro deste ano. Na ocasião, o parecer da comissão sobre liberdade religiosa também será discutido. “O que será decidido neste Elad será depois submetido ao plenário da Convenção Gera na próxima AGO”, informou o presidente da CGADB.

Ao final da sessão, a Comissão de Evangelismo e Discipulado da CGADB apresentou o seu relatório e proposta de evangelização nacional para os próximos anos.

 

Fonte: CpadNews (01.05.23)

Enviar

Deixe uma resposta