Neste final de semana, Papa Francisco apresentou uma piora em seu quadro de saúde, precisando passar por uma passar por uma transfusão de sangue no sábado (22), após exames revelarem uma plaquetopenia — diminuição do número de plaquetas no sangue — associada a uma anemia.
No domingo (23), o Vaticano informou que o pontífice recebia oxigênio por meio de cânulas nasais, devido a “um início leve de insuficiência renal, que, por ora, está sob controle”, dizia o comunicado.
O boletim médico da manhã desta segunda-feira (24), afirmou que apesar de seguir em estado crítico, o líder da Igreja Católica teve uma noite tranquila, sem novas crises respiratórias.” A noite transcorreu bem, o papa dormiu e está descansando”, afirmou o boletim.
Diagnosticado primeiramente com bronquite, o quadro de saúde do papa se agravou para uma pneumonia bilateral. Aos 88 anos, Francisco, está em seu 11º de internação no Hospital Gemelli, em Roma. Esta é a sua hospitalização mais longa desde que foi eleito em 2013.
De acordo com o Vaticano, “recolhendo os sentimentos do povo de Deus”, a partir desta segunda (24), os cardeais residentes em Roma, e todos os colaboradores da Cúria Romana e a Diocese de Roma, “se reunirão na Praça de São Pedro, às 21h (17h no Brasil), para a recitação do Santo Rosário pela saúde do Papa”.
O comunicado informa ainda, que a oração será presidida pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, e transmitida ao vivo pelo streaming do Vatican News, nas redes sociais e ao vivo na Rádio Vaticano Italia.
Na noite deste domingo (23), os fiéis já se reuniram para orar o Rosário pelo Papa, na Igreja de San Domenico, em Bolonha. E na manhã desta segunda, houve uma hora de intercessão na Capela de São João Paulo II, localizada no hall do hospital. À tarde, está marcada mais uma oração em frente à Policlínica Gemelli, e outra na Capela do Hall.
Redação CPAD News/ Com informações Vatican News e Globo.com